O Meu 25 de Abril
O meu 25 de Abril?
Acho que nunca o tinha dito…mas… não estava no Tarrafal (espero que saibam o que era) nem estava deportado (conhecem a palavra?) e muito menos preso em Caxias.
No dia 25 de Abril de 1974, tinha marcado o meu primeiro treino de Hóquei em Patins no Oeiras, faltei claro!
Com 14 anos, não se esperava que a cultura democrática fosse uma coisa obvia não é???? Mas poucas semanas mais tarde, já desenhava foices e martelos (do ponto de vista gráfico era muito apelativo) e ouvia o “Margem de Certa Maneira” do José Mário Branco. Esta foi de facto a minha porta de entrada para um Mundo que eu desconhecia por completo. Sérgio Godinho veio logo a seguir e em terceiro lugar imaginem…António Carlos Jobim!
Não sei se foi da muita aguardente que então bebi, o certo é, que converti-me rapidamente a este “Estado Novo” (ironia do português)!
Ainda antes do ano acabar, já militava num Partido Político ( o mesmo de sempre) com apenas um pequeno interregno marcado por uma militância nos movimentos anarco sindicalistas, depois de me ter colocado ao lado do chamado “Grupo do Ex-Secretariado”.
Do ponto de vista político, nunca tive nada a esconder e sempre me assumi com frontalidade, por isso mesmo, festejo a data, festejo o que ela representa e agradeço, sempre que posso , a todos aqueles que contribuíram de uma forma ou de outra, para que hoje, eu pudesse estar aqui a escrever estas linhas, sem medo!
Obrigado