Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escadas Rolantes

Na minha terra costuma dizer-se: Quando a merda chega à ventoinha, ficam todos cagados!

Escadas Rolantes

Na minha terra costuma dizer-se: Quando a merda chega à ventoinha, ficam todos cagados!

27
Mar14

DEUS ABENÇOE OS JORNALISTAS!

escadas

 

 

40 anos depois de Abril de 1974, de uma coisa podemos estar certos, Portugal não é o mesmo!

Resta saber se estamos melhor ou pior.

Numa altura em que a Europa vira perigosamente à direita em circunstâncias nunca antes vistas, o populismo bacoco e demagógico, toma conta do nosso dia-a-dia.

Veja-se o caso da Ucrânia. Num dia, hasteiam-se as bandeiras da sempre democrática vontade popular, para logo no dia seguinte se indignarem por essa mesma frente libertária, ser afinal a frente de batalha de uma extrema-direita com ligações aos sociais fascistas alemães.

A maioria dos jornalistas portugueses, tratou esta questão com uma indiferença inquietante, como se a Ucrânia fosse numa outra galáxia, ou, o que é mesmo mais preocupante, se tivessem abordado o diferendo, de uma forma absolutamente gratuita e mais tarde terem compreendido que tinham errado e não quiseram dar a mão à palmatória.

O jornalismo português tem destas coisas. É tremendamente “naif”!

Durante anos, vendeu-se ao poder político, em troca de meia dúzia de tostões. Deixou-se manipular, rendeu-se a um poder fátuo e oligárquico. Quando acordou, reivindicou o estatuto de virgem arrependida, mas já era tarde demais!

É dos livros; Uma sociedade analfabeta é mais facilmente controlada. Salazar sabia disso, e manteve no obscurantismo durante quase 50 anos, todo um País. Negou-lhe o acesso à educação e á cultura e fechou as fronteiras para que nada pudesse contagiar esta sua doutrina. Estava eu a escrever estas linhas quando constato que o canal TVI, acaba de colocar hoje mesmo, dia 27 de Março, esta notícia: Idosa morre a jogar às cartas com uma mão perfeita. 

Entre esta “fantástica” noticia e a pseudo reportagem sobre o drama do Meco que Ana Leal tem realizado no mesmo canal de televisão, a diferença é mínima, mas em ambos os casos está patente o provincianismo arcaico a que estamos sujeitos neste pequeno País.

Calculo que Ana Leal não tenha estudado na BBC, nem por lá tenha estagiado, o que neste caso a deixa pior colocada no ranking nacional dos “Não Me Critiquem Que Eu Estudei No Estrangeiro”.

Nos últimos anos, a agenda mediática tem sido gerida como se de uma casa de meninas se tratasse. “Se não me deixas ir para Washington, passo a dizer mal de ti” - “vou dizer bem de ti e depois arranjas-me um lugar no ministério, ok?” – “olhe…o sr. Presidente manda pedir que invente aí uma coisa a dizer que o andam a escutar atrás das portas, não se importa? A gente depois acerta contas”.

Como se tudo isto não chegasse, temos ainda o caso dos comentadores (mais comentadeiros que outra coisa) que ao abrigo de uma qualquer agenda privada, usam e abusam do espaço publico que lhe é concedido pelos media. Não importa saber se são entendidos no assunto em questão, normalmente, um comentador sabe porque sabe, opina sobre todas as matérias e tem certezas absolutas sobre quase tudo. De futebol à problemática do piolho na couve-de-bruxelas, passando pelo conflito no atol da Rangirosa, ou à importação ilegal das miniaturas de garrafas de vinho do porto, tudo é passível de ser comentado pelo mesmo especialista.

Poder-se-á perguntar: mas não seria de esperar que os canais de televisão, ou mesmo os jornais e as rádios convidassem, professores universitários, investigadores ou mesmo cientistas, para falarem das “coisas”? Pois podiam, mas isso era correr o risco de se confrontarem com pessoas mais cultas e esse é um risco que não podemos correr, não é???????

Até já estou a ver: “Tou, fala do ISCTE? Olhe, não nos arranjam alguém para vir ao Jornal das 9, para falar sobre o impacto da relevância das Redes Sociais no programa eleitoral dos partidos políticos? Mas olhe que tem que ser alguém que não seja tão inteligente como o nosso pivot…”

Resposta do lado de lá: “lamento, mas a única formiga que tínhamos disponível emigrou para os Emiratos Árabes Unidos”.

Convenhamos, é mais bonito ter em directo um avozinho qualquer, a comparar os pelos púbicos com a situação económica portuguesa, do que ter Sampaio da Nóvoa a dissertar sobre os caminhos que devemos percorrer!

Há que ter consciência de uma coisa; o populismo neo liberal tomou de assalto as nossas vidas, comanda o nosso destino e a culpa por eles cá estarem é toda nossa. Se alguém tinha dúvidas existenciais sobre a diferença entre ser-se de direita e de esquerda, aqui têm a demonstração pura e dura daquilo que nos opõe, a esta corja de sanguessugas peçonhentas.

Não olham a meios para atingirem os seus fins, mentem descaradamente, manipulam e votam ao ostracismo quem lhe fizer frente. As regras do jogo são constantemente alteradas, com o único intuito de ludibriar, confundir, enganar. São os arautos do “Novo Mundo”, gente sem escrúpulos com acesso privilegiado aos meios de comunicação e que nos intoxicam diariamente com meias verdades ou realidades alternativas.

Em meia dúzia de meses, são promovidos pelos mesmos media a especialistas da “coisa” e passam a ser considerados pelos mesmos, como “ortodoxos” da palavra dada.

Os Camilos Lourenços e Cintra Torres desta vida, não são mais do que correias de transmissão de uma ideologia reacionária e fascizante. Fizeram escola e encontram seguidores nas doces e melosas promessas de um futuro risonho e próspero se… fizermos tudo o que eles mandam sem pestanejar, porque…ELES É QUE SABEM ELES É QUE TÊM RAZÃO, ELES É QUE ESTUDARAM NO ESTRANGEIRO!

No fundo, não passam de pessoas com a sua sexualidade mal resolvida. São pessoas que um dia acordaram e foram confrontados com o boato de que José Sócrates poderia um dia ser “o tal”, a sua alma gémea, o homem que um dia os poderia levar ao altar. Perante esta possibilidade, até a próstata rejubilou de alegria.

O sonho terminou pouco tempo depois, quando mesmo boato, indicava que afinal Sócrates já tinha um pretendente.

“Porquê, meu deus, porquê…” terão questionado os céus! “Porquê ele e não eu, o que terá um simples actor de teatro a mais do que eu? Já sei, estudou em Londres, no estrangeiro, Ah malandro que desta vez já me ganhaste” terão concluído!

Vendo bem as coisas, isto é informação a mais para qualquer pessoa. Perante isto, qualquer Paulo Pinto Mascarenhas passa a empunhar o seu bastão e montado na sua burra, investe contra todos os moinhos da planície socialista!

Vamos ter eleições. Para o ano também!

Estou convencido que o Partido Socialista vai ganhar. Tem uma excelente lista, excelentes candidatos. Estou convencido que os portugueses irão reconhecer a competência e a excelência de alguns dos nomes que a compõem.

Quer isto dizer que iremos ficar melhor? Não creio.

Portugal está num “beco sem saída”. Duvido que alguém ou algum Partido consigam num futuro próximo, “levantar de novo o esplendor de Portugal”. Estou conformado. Eu e os milhares de compatriotas que diariamente optam por ir viver além-fronteiras.

Estou desmoralizado, é verdade. Já não acredito, deixei de acreditar.

Quem me dera ter estudado no estrangeiro…

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

google+

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2012
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub